EP 02 - Como usar o ultrassom em bloqueios de neuroeixo?
13/02/2023 | 23:00
Neste vídeo o Dr. João Manoel descreve o passo a passo da localização do espaço intervertebral para punções de neuroeixo.
A identificação do correto espaço para realização do bloqueio neuroaxial guiado por ultrassom é essencial. Esse bloqueio é considerado de nível intermediário, porque o operador deve se familiarizar com a imagem óssea e identificação de seus contornos.
Já ouviu falar em pré-bloqueio? É a localização e identificação do espaço a ser puncionado para, após a identificação do espaço, realizar a punção sem o uso do ultrassom.
Mas posso realizar o bloqueio em tempo real com o ultrassom? SIM! Porém, devido aos aspectos anatômicos, torna-se um bloqueio mais difícil de ser realizado.
Nossa dica é primeiro escanear transversalmente, visualizaremos o processo espinhoso, a lâmina e o processo transverso. Se estiver no espaço entre os processos transversos, conseguimos visualizar a dura mater. Colocando nosso probe longitudinal e lateralmente ao processo espinhoso, identificamos as sombras dos processos transversos em caráter SERRILHADO. Ao angular nosso probe em direção ao processo espinhoso, visualizamos a dura-máter e o espaço intratecal!
Lembrando que na visão transversal temos uma imagem semelhante a um morcego 🦇com as asas abertas!
Você já teve experiência com esse procedimento? O que achou? Conta pra gente nos comentários ou no canal do telegram.